Em Sintonia


Reflexão Vocacional

Vocação é um chamado de Deus, é um dom que Ele concede a cada um de nós para realizar uma missão.

 

“Vem e segue-me”, eis o convite de Jesus, que nos chama para segui-lo e anunciar a todos os povos o Reino de Deus.

 

Nossa primeira vocação é o chamado à vida. “Antes que fosses formado no ventre de tua mãe, antes do teu nascimento, te conhecia e te consagrei, para ser meu profeta entre as nações te escolhi. (Jr 1,5)”

Quem chama e nos capacita para a missão é Deus. A nós, cabe apenas responder SIM ou NÃO ao seu chamado.

 

Qual é sua vocação? Somos todos chamados.

 

Através do batismo, Deus nos chama a sermos profetas, sacerdotes e reis, ser sinal de sua presença no mundo, templo vivo onde habita o próprio Deus; somos chamados a sermos santos, ou seja, Ele nos concede dons, talentos, liberdade e o desejo de ser feliz.

 

Mas para realizar o plano de Deus em nossa vida, Ele nos faz um chamado específico: vivermos a nossa vocação como leigo, sacerdote ou religioso. Assim, cada um, conforme sua vocação, é chamado a colaborar na construção de um mundo justo e fraterno.

 

As vocações específicas são: sacerdotal, matrimonial, religiosa e laical Vocação sacerdotal: o padre é chamado a exercer seu ministério por meio da pregação da Palavra de Deus e dos sacramentos, estimulando nos fiéis o amor ao Reino de Deus.

 

Vocação matrimonial: a família, pequena Igreja doméstica, o primeiro lugar para a iniciação cristã das crianças. Ela oferece aos filhos um sentido cristão de existência e os acompanha na elaboração de seu projeto de vida.

Vocação religiosa: a vida consagrada é chamada a viver a forma d

e vida que Jesus Cristo viveu: casto, pobre e obediente. Os religiosos são pessoas que se consagram totalmente a Deus e ao serviço dos irmãos mais necessitados. O ponto de partida desta vocação, está em seguir Jesus Cristo mais de perto.

 

Vocação laical: os fiéis leigos são cristãos que estão incorporados a Cristo, pelo batismo, que formam o povo de Deus. São pessoas chamadas a transformar a sociedade, anunciando o Evangelho: no meio em que vive; no mundo do trabalho, da cultura, das ciências e das artes, da política, dos meios de comunicação e da economia, na família. São homens e mulheres da Igreja, no coração do mundo; homens e mulheres, comprometidos com a construção de um mundo novo.

 

O centro de todas as vocações é a vivência profunda da vocação batismal. Somos chamados a viver e a transmitir a comunhão com a Trindade. A Igreja “atrai”, quando vive em comunhão, pois os discípulos de Jesus serão reconhecidos se amarem-se uns aos outros como ele os amou.

 

( Rm 12, 4-13; Jo 13, 34).

Setor de Pastoral

 
 
rodape